O que você procura?

Quinta-feira, 28 de Março de 2024


Notícias

Reflexões sobre a greve dos bancários

Reflexões sobre a greve dos bancários

14.10.2013

Saiu a proposta para ser encaminhada as assembleias propondo a aceitação das clausulas para o acordo salarial 2013/2014. Alem das econômicas de aumento salarial e PLR seguem alguns destaques:

Fim da cobrança de resultados através do celular particular dos empregados. A FENAG desde o inicio dessa pratica tem alertado quanto ao risco de se utilizar ferramentas como SMS e WhastApp, que não são homologados pela empresa.
Pagamento de 100% das HE para agencias com menos do que 15 empregados. A FENAG defende o pagamento das HE a todos os empregados, inclusive sem distinção de função gratificada. (espaço para discussão nas comissões especificas).
Saúde caixa para os filhos de até 27 anos. Outra reivindicação permanente nos encontros da FENAG;


Por outro lado, temas considerados impares para FENAG não aparecem na proposta apresentada pela CAIXA serão discutidas em comissões especificas como:

SIPON para todos empregados independente da função gratificada. Em algumas bases sindicais, como São Paulo, através de uma medida judicial se conquistou que os gerentes, com exceção daqueles que exercem função de chefia de unidade, registram ponto. Assim as horas suplementares são pagas ou compensadas conforme regra atual. Consideramos essa medida importante para que não exista trabalho gratuito, inclusive nas convocações para trabalho aos finais de semana. Essa medida, inclusive, preserva a empresa de passivos trabalhistas. (comissão especifica)
Isonomia de direitos entre empregados pré e pós 98 e empregados vinculados a qualquer plano de previdência vinculado a FUNCEF. Entendemos não ser aceitável a distinção entre empregados da mesma empresa.
Comissionamento e descomissionamento com critérios objetivos. A FENAG apresentou proposta concreta na campanha salarial de 2012 à CAIXA, à Contraf/CUT e à Contec, porém a resposta da empresa foi que não se faz necessário alterar o método atual, porque não há dispensa de função que possa ser levada em conta para se criar uma regra. Entendemos que uma empresa que abre 500 agencias por ano não tem problemas de descomissionamento, pelo contrario tem problemas para promover pessoas, mas é necessário criação de regra sim, desde a formação dos futuros profissionais, avaliação de desempenho, Feedback etc, não é plausível que o poder de comissionar e descomissionar caiba a vontade pura e simples da chefia.


Parabenizamos todos os gerentes que, como sempre, estão conduzindo o processo de negociação nas suas unidades, e mesmo sendo cobrados por resultados, ainda conseguem evitar o confronto e conflitos.

Gestão de Pessoas não é conceito. É Principio e Atitude.

Diretoria da FENAG.