O que você procura?

Sexta-feira, 26 de Abril de 2024


Notícias

Mesa específica - A CONTEC pede renovação do ACT2016-2018, a CAIXA ainda vai avaliar, mas concorda com manutenção de algumas cláusulas.

Mesa específica - A CONTEC pede renovação do ACT2016-2018, a CAIXA ainda vai avaliar, mas concorda com manutenção de algumas cláusulas.

20.07.2018

Aconteceu no dia 18/07/18 em Brasília no Hotel Windsor a reunião da mesa específica CAIXA e CONTEC - Saúde e Condições de Trabalho e Segurança.

A CONTEC apresentou como Cláusula nº 1 da pauta de reivindicações para o Acordo Coletivo de Trabalho 2018/2019 a renovação do ACT2016-2018 e a CAIXA declarou que não acataria de princípio esta cláusula, mas se colocou à disposição para manter as negociações o tempo necessário.

Iniciados os trabalhos, foram apresentadas algumas cláusulas da proposta, com a concordância da empresa de manutenção de várias delas de acordo com o ACT anterior, relacionados a Saúde e Condições de Trabalho e Segurança.

Aproveitamos o ambiente, os interlocutores CAIXA e CONTEC e os assuntos em debate para falarmos sobre temas importantes para todos nós Gestores:

1 - O adoecimento dos Gestores, 2 - O clima de angústia causado pelas condições atuais de trabalho, agravadas pela redução drástica das LEPs das Unidades, 3 - Os PDVEs sem reposição, 4 - As Avaliações paralelas desenvolvidas por algumas SR que visam aumentar controle desnecessário e perverso a alguns Gestores, 5 - O PSI da área meio com a possibilidade de redução ainda maior da LEP na rede, sem reposição, 6 - as regras de substituição de Gestores nas ausências – (efeito cascata) e 7 - A redução absurda do número de Funções de Gerentes PJ, Gerentes PF e até GAN. Existe Superintendência Regional que recebeu gabarito sugerindo a redução do número de Funções PJ de 32 para 10. Isto representa uma redução de quase 70% das Funções de Gerente PJ naquela SR, segundo a informação.

Vários dos presentes das entidades e CONTEC reforçaram as questões acima, as quais foram anotadas pelo representante da Caixa na reunião para retorno posteriormente.

Representaram a CAIXA o atual Coordenador das Mesas Específicas Isaac da GENER, O Diretor Jurídico Jacks, a Superintendente Nacional Raquel, Salomão da DEPES, Paulo da Comunicação Institucional e Ana Maria da GENER. Pela CONTEC participaram a Vice Presidente - Rumiko Tanaka, os Presidentes da FENAG, ADVOCEF, ANEAC, AUDICAIXA e sete outros representantes de Sindicatos dos Bancários e Diretores CONTEC.

Entendemos que este momento foi muito importante para a FENAG, as AGECEFs e os Gestores em Geral pois inauguramos um novo canal de negociação qualificado com a empresa, onde podemos apresentar nossas demandas de forma estruturada, com a possibilidade de interferirmos diretamente na negociação do Acordo Coletivo de Trabalho.