O que você procura?

Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Notícias

Gestor Alta Performance

Gestor Alta Performance

20.09.2016

Informações e dicas da sua AGECEF, porque acreditamos que gestores qualificados são construídos com dedicação e conhecimento!

59º ENAGECEF:

Nos dias 16 e 17, ocorreu em São Paulo a 59 ENAGECEF. O encontro contou com a participação de mais de 120 gestores de todo país.

No primeiro dia, a médica oncologista Dra. Clarissa Aires palestrou sobre o Papel do Estresse no Câncer e nas Doenças Crônicas e a importância da prevenção. Dra. Clarissa, que também é especialista em Medicina Integrativa, explanou que esta abordagem é uma nova filosofia de cuidados da saúde que faz uso de técnicas terapêuticas adequadas para auxiliar o paciente a obter a saúde integral.

A palestra acabou em uma emocionante homenagem ao colega Almir, da AGECEF/PR que luta contra um câncer.

Fala do Diretor Executivo da FUNCEF Carlos Fernandes:

Esteve presente no encontro o Novo Diretor da FUNCEF, que nos passou uma imagem de muita serenidade, seriedade e competência técnica. É funcionário de carreira da CAIXA e foi um dos fundadores da AGECEF. Participou da criação da FENAG, no encontro de ATIBAIA/MG que foi o embrião da nossa Federação.

O Diretor acabou de assumir e ainda está na fase de conhecer e tomar conta da situação. Argumentou que o mundo trata os associados dos fundos como Investidores e na fundação não pode ser diferente. Da mesma forma que o gerente precisa ser sincero e transparente com o seu cliente na agência, a FUNCEF precisa no mínimo ter a mesma preocupação com os seus associados. Conclamou a FENAG, FENAE, FENACEF e demais entidades representativas a estarem juntas ajudando e defendendo o patrimônio de todos nós. Afirmou que todos os associados vão receber informação precisa de como está a arrecadação e onde estarão sendo investidos os recursos. Se colocou a disposição para no próximo encontro apresentar um diagnóstico detalhado de como está a situação da fundação.

Palestra da Diretora Marcia da DEPES:

Logo após a abertura oficial, a diretora Marcia Guedes conversou com os presentes sobre diversas situações que a empresa está passando. Mostrou preocupação extrema com a crescente judicialização de demandas trabalhistas. Demonstrou a preocupação com a sustentabilidade e perenização da empresa, num cenário de ações judiciais para todo e qualquer assunto. Falou da polêmica gerada com a recente alteração no RH 184.

A diretora comentou que a mudança foi necessária devido ao aumento no número de funções incorporadas. Milhares de colegas estão completando 10 anos de função e incorporando, mas tem ainda a expectativa de trabalhar na CAIXA por mais 20 ou 25 anos. Afirmou que a CAIXA está tentando entender porque as pessoas estão ansiosas para completar o tempo e em seguida incorporar a função e retornar para o plano de 06 horas. Este movimento não é salutar e nem é sustentável no longo prazo. Hoje são aproximadamente 10 mil colegas com função incorporada, destes 1.300 tem uma nova função.

A maior concentração de funções incorporadas são de colegas entre 15 e 25 anos de empresa e acontecem em todos os níveis, desde Superintendes e gerentes até Caixas.  Abaixo detalhes dos principais pontos abordados:

RH 184: Tranquilizou os gestores informando que em momento algum esta mudança foi pensada como forma de expurgar gestores de suas funções ou mesmo servir de ferramenta de perseguição ou ainda facilitar o alcance de resultados a qualquer custo. Informou que a orientação da DEPES é de que as dispensas, quando necessárias a bem da gestão, não podem ser da noite para o dia e sem a sinalização clara do que se quer e do comportamento que o gestor deve ter. Salientou que o feedback claro e conciso, com acompanhamento e prazos adequados ao objetivo que se quer atingir é a única forma para não se transformar um Instrumento de Gestão em uma câmara de tortura. A plenária citou vários casos de colegas que perderam função em processos, que estão causando terror entre os gestores. A Diretora solicitou que os casos que não estão de acordo com a concepção da ferramenta, deverão ser encaminhados diretamente para ela para análise. Várias AGECEFs estarão enviando casos que julgam improcedentes, onde não houve a incorporação da função. O Presidente da FENAG deixou claro para a Diretora que a FENAG jamais vai defender o mau gestor, porém lutará até o fim para combater eventuais injustiças.

SIPON: A diretora anunciou que no próximo mês entrará no ar a versão que vai alertar o Gestor sempre que um empregado bater o ponto e voltar a logar em algum sistema corporativo. Afirma que embora o desejo da categoria seja o bloqueio do acesso, a mudança ajudará e muito na prevenção de inconformidades que gerarão, no futuro, passivos trabalhistas graves.

Tesoureiros: A CAIXA tentou de todas as formas, manter a jornada de trabalho dos tesoureiros com carga de 08 horas. Porém existe uma quantidade enorme de funcionários com ações na justiça pleiteando a jornada de apenas 06 horas. Como está havendo uma tendência da justiça em reconhecer a carga de 08 horas apenas para funções gerenciais, não resta outra alternativa para a CAIXA que não seja a adequação.

Reajuste de Auxilio Transferência/Moradia e Diárias: Marcia afirmou que neste momento de forte retração no mercado e o necessário corte de custos, este projeto não tem como ir avante. Reconhece que está congelado a muitos anos e que o assunto está no radar da DEPES, porém teremos que aguardar um melhor momento.

Equiparação REG/REPLAN: Não existe nenhuma possibilidade de flexibilização da sistemática atual. O motivo principal é o alto custo que a CAIXA teria que aportar para fazer frente a futura aposentadoria dos colegas. Além disto, existem entraves jurídicos e governamentais que dificultam o processo.

PADV: Questionamos sobre a necessidade de um incentivo mais robusto para o desligamento de empregados, nos moldes que outras empresas como a PETROBRAS está oferecendo. A diretora informou que a CAIXA está atenta as movimentações de mercado e que tem interesse em ofertar uma condição mais vantajosa para o desligamento. Salientou que em que pese a pressão da redução de custos, a proposta está em análise pelo colegiado.

Greve:

Foram debatidos com a Diretora Marcia e com a FENAE, a preocupação com a segurança e com o manuseio de numerário pelos nossos gerentes durante a greve, que não tem treinamento nem expertise para tratar as questões das SAAs o que tem fragilizado as rotinas e causado grande stress aos gestores. Nosso representante de Relações Trabalhistas, Marconi Apollo, foi demandado para ver o que poderemos fazer.

Considerações Finais:

Marcia comentou, que em conjunto com a FENAG, está sendo estudado uma forma para aproveitar o conhecimento dos colegas gestores, como monitoria, coach entre outras formas de atuação.

Nas palavras do Presidente da FENAG, Nilson Moura “a vinda da diretora Marcia Guedes mostra que estamos no caminho certo, cumprindo nosso papel de ser uma ponte entre os associados das AGECEF e a empresa”.

Propostas Deliberadas:

No segundo dia, foram apresentadas as propostas deliberadas pelas bases. Ao todo foram 57 propostas enviadas por gestores de todo o país através dos Encontros Regionais das cinco regiões do Brasil, das quais várias foram aprovadas para dar encaminhamento.

APP FENAG:

A FENAG lançou no 59º ENAGECEF, um aplicativo exclusivo para comunicação com os Associados.

É uma nova forma de modernizar e facilitar a disseminação facilitar a disseminação de conteúdos como Notícias, vídeos, o Jornal mensal FENAG e as novidades do Facebook!

O App FENAG é compatível com Android e iOS, baixe agora!

Android: https://goo.gl/AefKN7

iOS: https://goo.gl/wqXpED

A AGECEF/SC esteve fortemente representada pelos colegas Ely Michelle e Naira (SR Norte SC), Itamar e Luiz Antonio (SR SUL SC), Roseli (SR VALE), Menin e Sabrina (SR FLORIANÓPOLIS), Suria (SR OESTE), além da Marilde diretora de Comunicação da FENAG.

Na planilha anexa a esta mensagem existe um resumo das principais questões abordadas no encontro, apenas para um release rápido.

Propostas 59 ENAGECEF

 

AGECEF

Proposta

Votação

Encaminhamento

Responsável

1

MT

SAUDE CAIXA - ATUAÇÃO DA GIPES EM REGIÕES DESASSISTIDAS DE CREDENCIADOS.

aprovada

ofício Fenag  para CEPES

Marconi

2

MT

SAUDE CAIXA

aprovada

ofício Fenag  para CEPES

Marconi

3

MT

SAQUE EMERGENCIAL - AUMENTO DO VALOR  SEM CARTÃO

operacional - retirada para tratamento outras formas

 

 

4

MT

INTERNET BANKING – CADASTRAMENTO E ALTERAÇÃO DE VALORES

operacional - retirada para tratamento outras formas

 

 

5

MT

AUXILIOS DIVERSOS - REPOSIÇÃO DE PERDAS

aprovada

ofício Fenag  para CEPES

Marconi

6

ES

ADICIONAL DE TRANSFERÊNCIA

rejeitada

caso o valor fosse permanente, seria verba salarial

 

7

MT

AJUDA DE CUSTO DE MORADIA PARA O GERENTES DE ATENDIMENTO

aprovada

ofício Fenag  para CEPES

Marconi

8

SP interior

GARANTIA ALUGUEL

rejeitada

A Caixa está impedida juridicamente de ser fiadora, a criação do produto será sugerida por Ouvidoria Interna

Michelle (ouvidoria)

9

PR

ADICIONAL DE TRANSFERÊNCIA - REAJUSTE

já contemplada pela proposta 5

 

 

10

MT

SISAG - REVISÃO DE ALÇADAS

aprovada

 

Marconi

11

MT

PORTE PARA SUPERVISORES

aprovada

ofício Fenag  para CEPES

Marconi

12

MT

SEGURANÇA DAS UNIDADES - Biometria

aprovada

 

 

13

PR

SEGURANÇA DE AGENCIAS

rejeitada

A Caixa já está contemplando as SR que buscaram as soluções

 

14

MT

COMITÊ DISCIPLINAR - COMPOSIÇÃO

aprovada

ofício para CORED

Marconi

15

MT

ASSINATURA ELETRONICA NO ATM

aprovada

ofício TI/Canais

Marconi

16

MT

MOVIMENTO DOS GESTORES - ORGANIZAÇÃO (data do ENAGECEF)

rejeitada

Já existe datas aproximadas (abril e setembro) que são revistas conforme situações adversas.

 

17

GO

MOVIMENTO DOS GESTORES - VISIBILIDADE (tempestividade na comunicação)

aprovada

Presidente FENAG

 

18

RO

MOVIMENTO DOS GESTORES – ATUAÇÃO DA FENAG

contemplada pela proposta 17

 

 

19

MT

SISTEMA DE AVALIAÇÃO - Simulador de Resultado

aprovada

ofício Presidência Caixa

Nilson

20

MT

CELULAR CORPORATIVO

aprovada

ofício

Paulo

21

MT

UNIVERSIDADE CAIXA

rejeitada

A UCC já foi liberada para acesso externo e gerou passivo para Caixa. Um termo de assinatura de responsabilidade não isenta da Caixa de possíveis processos

 

22

MT

FUNÇÃO ESPECÍFICA PARA ATENDER OS PRODUTOES RURAIS NAS AGENCIAS COM CARTEIRA RELEVANTE

aprovada

ofício Fenag  para CEPES

Marconi

23

GO

FUNÇÃO DE CAIXA - RETORNO

aprovada

ofício

Marconi

24

GO

SUPERVISOR DE CANAL - ATUAÇÃO

aprovada

ofício

Marconi

25

DF

REPOSIÇÃO DAS VAGAS ABERTAS NA REDE EM DECORRÊNCIA DE PROMOÇÃO

aprovada

ofício

Marconi

26

DF

ANÁLISE CURRICULAR (validade de cursos de pós graduação)

aprovada

ofício

Marconi

27

SE/RN/BA

 RH 184 – REVOGAÇÃO / MANUAL NORMATIVO

aprovada

verificar formas de atuação juridicamente

Marconi/Nilson

28

RO

RH 184 – REVOGAÇÃO DE ITENS MANUAL NORMATIVO

contemplada na proposta 27

 

 

29

RN

PDC NA CAIXA

contemplada na proposta 14

 

 

30

SE

MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS

aprovada

ofício

Marconi

31

SE

DELEGAÇÃO ELETRÔNICA

rejeitada

Delegações eletrônicas podem expor os gestores a mais riscos

 

32

SE

PALESTRAS EDUCACIONAIS SOBRE O MERCADO

aprovada

 

Marconi/Nilson/Marilde

33

PB

H.E. EXCLUSIVA PARA REUNIÃO E TREINAMENTO COM OS EMPREGADOS

aprovada

ofício

Marconi

34

BA

REG/REPLAN – DISCRIMINAÇÃO DOS EMPREGADOS

aprovada

ofício

Marconi

35

BA

REALIZE  CAIXA

aprovada

ofício

Nilson

36

BA

VÍDEO  STREAMING    E  LYNC

aprovada

 

 

37

BA

TIMES  DE  VENDA

aprovada

 

 

38

BA

CONECEF - PARTICIPAÇÃO DOS GESTORES

aprovada

 

 

39

BA

REESTRUTURAÇÃO  DA  CAIXA

aprovada

 

 

40

RO

LEP nas agências

aprovada

 

 

41

PA

SIPON  P/GERENTES  REGIONAIS

rejeitada

fazer pesquisa com GR para verificar se esta é a vontade deles

 

42

PA

COMISSIONAMENTO DE VENDAS – GER. REGIONAIS

rejeitada

é possível

divulgar para rede como pode ser feito

43

PA

AGÊNCIA DIGITAL – SICTD  X  SICT2

aprovada

ofício

Marconi

44

PA

CARGA HORÁRIA DE TESOUREIROS – PA/AP

aprovada

 

 

45

PR

FUNÇÃO DE CONFIANÇA - INCORPORAÇÃO

contemplada na proposta 27

 

 

46

PR

EQUIPARAÇÃO SALARIAL -  PF e PJ

aprovada

sugestão não de aumentar o salário e sim criar uma ajuda de custo

 

47

PR

G D P

aprovada

ofício

 

48

PR

COACHING  PARA  TODOS  OS  GESTORES

aprovada

 

 

49

PR

CONFORMIDADE PROATIVA – REVISÃO DO PROCESSO

aprovada

 

 

50

PR

JORNADA DE TRABALHO – INTERVALO ASSEGURADO

aprovada

CONECEF

 

51

RS

RESPONSABILIDADE DO GERENTE – CADASTRAMENTO DE CONTAS

aprovada

existe já solução em teste pela Caixa

 

52

RS

ASSINATURA ELETRÔNICA PARA TOKEN

contemplada pela anterior

 

 

53

RS

SEGURO DE GARANTIAS - AUTOMATIZAÇÃO

aprovada

 

 

54

RS

TRANSPARÊNCIA EM TODOS OS NÍVEIS

retirada - pois a nova Lei das Estatais deve evitar esta situação

 

 

55

SP interior

EFEITO CASCATA - RETORNO

aprovada

 

 

56

SE

EFEITO CASCATA -  REVISÃO 

contemplada pela anterior

 

 

57

FENAG

ASSESSORIA PARLAMENTAR

aprovada