O que você procura?

Quinta-feira, 28 de Março de 2024


SAÚDE

Gengiva – Um caso para se levar a sério.

Gengiva – Um caso para se levar a sério.

23.04.2014

Como tem andando o estado da sua gengiva?!

Não, a pergunta à cima não é nenhuma pegadinha ou piada, na verdade ela é muito séria. Problemas na gengiva são uma das maiores causas para a perda dos dentes, é importante ficar atento às doenças gengivais, primeiro porque elas são fáceis de prevenir e segundo porque ignorar pode ser – e é – bem perigoso.

Entre os problemas bucais mais comuns na população brasileira está a gengivite que é uma inflamação da gengiva, esse é o estágio inicial da doença e a mais fácil de ser tratada.

A causa direta da inflamação é a placa, uma película viscosa e incolor de bactérias que se forma, de maneira constante, nos dentes e na gengiva. Se a placa não for removida pela escovação e uso de fio dental diários, ela produz toxinas (ácidos) que irritam a mucosa da gengiva causando a inflamação. Os principais sintomas são vermelhidão e sangramento.

Quando a placa fica acumulada por um período maior, ela começa a endurecer pela deposição de sais minerais que então dão origem ao cálculo dental, mais conhecido como o Tártaro. Nesses casos, se não houver uma intervenção do Cirurgião-Dentista pode-se iniciar um processo inflamatório de destruição progressiva e irreversível das estruturas que sustentam os dentes.

Então, o que era um simples problema bucal se torna um caso mais sério, resultando assim sangramento gengival, sensibilidade, retração gengival, mau hálito, mobilidade dentária e podendo gerar a perda do dente.

A doença se comporta de forma silenciosa, quando o paciente percebe algo de errado já existe então um grande comprometimento de toda a estrutura que dá sustentação para os dentes.

Fique ligado e não vacile, vá ao dentista assim que perceber qualquer alteração na sua gengiva. Cuide da sua saúde bucal com quem se preocupa de verdade com você, clique aqui para conhecer melhor as vantagens do seguro odontológico da CAIXA SEGUROS que oferece a partir de 40 reais por mês os melhores profissionais do mercado para te atender.

Fonte: http://blogdogrupocaixaseguros.com.br