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10 regras de ouro para evitar ser “pescado” na rede
16.04.2013Conheça os principais conselhos da APB para prevenir o roubo de dados e informações pessoais e evitar ser alvo de fraude bancária.
A Associação Portuguesa de Bancos (APB) promoveu durante o período da Páscoa uma campanha cujo objectivo foi alertar para situações que são criadas com o objectivo de serem obtidos dados e informações pessoais que permitam a cibercriminosos aceder a contas bancárias de onde roubam dinheiro. Para ajudar os menos esclarecidos a melhor utilizar a ‘Internet', a APB sintetizou dez regras para prevenir fraudes bancárias:
1. Nunca aceda a sites, através de ‘links', com informação pessoal ou confidencial/sensível, ou que lhe permitem realizar operações bancárias. Digite sempre o endereço completo do site a que pretende aceder na respectiva barra.
2. Não utilize códigos de acesso/‘passwords' óbvios (1 2 3 4 5, 1 1 1 1 1 1, datas de nascimento, etc.) para o acesso a sites bancários. Periodicamente, deverá alterar os seus códigos.
3. Os códigos de acesso/‘passwords' são pessoais e intransmissíveis, pelo que não deverão ser transmitidos/disponibilizados a terceiros, nem mesmo a outros titulares das contas.
4. Instale um antivírus e mantenha-o permanentemente actualizado. Não actualizar o antivírus é quase o mesmo que o não ter. Utilize uma ‘firewall' para que possa filtrar o tráfego da internet que entra e sai do seu computador.
5. Esteja atento às actualizações de segurança que os fornecedores credíveis de ‘software' disponibilizam e aplique-as de acordo com as informações que são fornecidas.
6. Os bancos nunca solicitam informações pessoais e/ou confidenciais por contacto telefónico, mensagem de correio electrónico ou por SMS.
7. Sempre que aceder a sites bancários, verifique se o endereço se inicia por https:// e que, no final do endereço ou barra inferior da janela, se encontra um cadeado.
8. Esteja alerta para mensagens de correio electrónico com promessas de dinheiro fácil ou negócios que pareçam demasiado aliciantes. Estas ofertas podem ter o objectivo de utilizar a sua conta para fins ilícitos.
9. Caso duvide do conteúdo de uma mensagem de correio electrónico com uma oferta expressa, é sugerida a utilização de um motor de busca, pesquisando os dados os dados da entidade (nome, morada, etc.). Muitas vezes estas já estão identificadas em sites ou blogues como entidades fraudulentas.
10. Contacte o seu banco caso verifique que os dados solicitados na página de acesso ao serviço ‘homebanking' foram alterados, sem comunicação prévia.
Nota: Artigo publicado na edição impressa do Diário Económico de dia 10 de Abril